PALMILHAS CORRETIVAS

Quando o assunto é confecção de palmilhas precisamos falar também de posturologia que é a área do conhecimento que estuda a relação entre os pés e a postura corporal humana.
Também tem como objetivo promover a correta prescrição de peças podais e de palmilhas.

Nossos pés são formados por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e 114 ligações (informações retiradas do livro Atlas de anatomia humana – Frank H. Netter), logo, temos de cuidar muito bem deles, que recebem todo o peso do nosso corpo ao caminharmos ou quando realizamos alguma atividade física ou não.

As palmilhas surgiram por volta de 2000 anos atrás, tinham como principal função a de ser um revestimento interior da sola dos calçados. Hoje ela possui diversas funções que variam de acordo com o tipo de calçado e a prática destinada a eles.

O que é?

Palmilhas ortopédicas são dispositivos terapêuticos externos que devem se ajustar aos pés aplicando forças sobre o corpo humano com o objetivo de modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético.

Quando deve-se usar uma palmilha corretiva?

Alguns desconfortos diários demonstram a necessidade da utilização de palmilhas corretivas como:

Dores nas costas depois de um longo dia de trabalho

Calos que aparecem em alguns pontos dos seus pés;

Joelho que não aguenta mais o impacto de uma simples caminhada.

A palmilha ortopédica auxilia no tratamento desses e muitos outros problemas.

 

Para que serve a palmilha?

As palmilhas são um instrumento da Podoposturologia, que é a ciência responsável por estudar o impacto dos pés no equilíbrio postural. A partir desses estudos, elas são fabricadas com a capacidade de promover estímulos na região plantar, que influenciam no resto do corpo.

Desenvolvidas especialmente para cuidar da saúde dos pés e do corpo, as palmilhas ortopédicas são muito diferentes daquelas que vêm direto da fábrica dentro dos calçados, que funcionam somente como um acabamento interno e não oferecem nenhum tipo de correção ou conforto extra.

Vários problemas de postura podem e devem ser corrigidos com o uso de palmilhas, e para isso ocorrer é necessário consultar-se com um profissional da saúde adequado. Isso vai melhorar muito sua qualidade de postura além de proporcionar uma qualidade de vida muito melhor também.

Seu principal papel é alterar a inclinação corporal, reduzindo o impacto nas articulações e a tensão entre os músculos nas pisadas. Por essa razão, as palmilhas ortopédicas ideais são aquelas que ficam bem ajustadas nos pés, proporcionando um apoio adequado e corrigindo a postura dos usuários segundo a indicação de um profissional.

O modelo de palmilha que cada paciente deve usar tem que ser definido por um médico especializado, normalmente um ortopedista que, após avaliar a pisada e a postura de cada um, poderá prescrever uma órtese personalizada.

As palmilhas ortopédicas podem ser encontradas prontas ou feitas sob medida. Ambas utilizam um material resistente e flexível, servindo para o tratamento de algum tipo de problema.
As opções prontas devem ser avaliadas com cuidado para que se encaixe da melhor maneira ao tipo de pé do paciente.

As palmilhas foram criadas com diferentes objetivos e influenciam muito no nosso dia a dia.
Seu uso pode ter finalidades ortopédicas, terapêuticas ou ainda visar o maior conforto dos pés.

As palmilhas ortopédicas, também chamadas de “órtese plantar”, foram desenvolvidas com materiais específicos para tratar e aliviar dores que se originam no aparelho locomotor, ou seja, pés, joelhos, pernas e tornozelos.

A partir de estudos voltados para a Podoposturologia — ciência que estuda o impacto dos pés no equilíbrio postural
Elas foram criadas e são produzidas com a capacidade de promover estímulos na região plantar que refletem em todo o corpo.

As palmilhas terapêuticas são normalmente direcionadas ao relaxamento muscular e favorecem todo o equilíbrio postural, ajudando a prevenir o cansaço e as famosas câimbras, que ocasionam muito desconforto aos pés e ao corpo todo.

Outro fator importante é o trabalho sensorial dos pés, bem como das terminações nervosas, que proporciona o estímulo da circulação do sangue e ativação do metabolismo.

Essas palmilhas visam reunir saúde e conforto. Foram criadas com o objetivo de se adequar a qualquer calçado e promover uma rotina tranquila, sem dores nos pés.

Além disso, muitas são desenvolvidas com tecnologias bem avançadas para garantir a saúde, o descanso, a higiene e o conforto dos pés.

Tipos de pés

Entender um pouco mais sobre as diferenças dos tipos de pés ajuda a perceber como é importante encontrar a palmilha perfeita para cada pessoa. Como ela serve para modificar a estrutura natural dos pés, esse é um fator relevante e que precisa ser levado em consideração.

A principal distinção está entre os pés cavos e chatos.

Os pés chatos também conhecidos como planos — não apresentam curvatura e tendem a tocar o chão por
inteiro.

Os pés cavos apresentam a curva muito acentuada e utilizam o calcanhar e o ante pé como apoio.

Esses dois casos são os mais recomendados para o tratamento com palmilhas, sobretudo porque tendem a gerar dores e outros tipos de lesões com o passar do tempo.

Normalmente, eles estão associados a causas hereditárias ou algum tipo de sobrecarga.

Como as palmilhas podem contribuir com os problemas posturais?

Os pés têm funções essenciais no equilíbrio do corpo e, quando apresentam alguma instabilidade ocasionada por um formato anatômico irregular, precisam de um auxílio para criar uma postura correta.

Como estão diretamente em contato com os pés, existem tipos de palmilhas que contribuem para um apoio ao impacto correto e evitam lesões, bem como problemas originados pela má postura e sustentação desequilibrada do corpo.

O que é possível tratar com as palmilhas ortopédicas?

As palmilhas são indicadas para tratar diversos casos. Elas são parte fundamental para a correção de diversos problemas, dentre eles:

• esporão no calcanhar;
• hálux valgo;
• fascite plantar;
• linfedema;
• metatarsalgia;
• neuroma de Morton;
• retenção de água;
• tendinite;
• joanete;
• pé cavo;
• pé chato;
• pé torto congênito;
• má postura corporal;
• diferença de membros (uma perna mais curta que a outra).

São diversos os problemas que podem ser tratados. As palmilhas podem ser consideradas uma espécie de medicamento, portanto escolher um modelo é uma tarefa que requer atenção.

Quais são os benefícios?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial terá dor nas costas em algum momento da vida. A maioria dos acometidos não entende a relação entre a maneira de andar e possíveis problemas na coluna.

São seus pés que definem o ângulo das suas pernas durante o andar. Para manter o equilíbrio, seu tronco precisa contrapor esse ângulo. Isso é uma atividade automática realizada pelo cerebelo e você sequer percebe que sua postura está sendo influenciada pela forma que você anda.

A maioria das palmilhas convencionais modifica a anatomia natural dos pés e, consequentemente, o ângulo das pernas é alterado, o que gera uma compensação da coluna e futuros problemas dessa parte do corpo devido a uma postura ruim. Com a palmilha corretiva, a anatomia é respeitada e corrigida, gerando conforto e alívio para o usuário.

Palmilhas corretivas somente com prescrição de um especialista no assunto!

Venha VIVER a EXPERIÊNCIA de transformar a sua dor em ALEGRIA de viver.

Nos acompanhe nas redes sociais e tenha as melhores dicas para sua saúde.

Venha VIVER a EXPERIÊNCIA de transformar a sua dor em ALEGRIA de viver.

Nos acompanhe nas redes sociais e tenha as melhores dicas para sua saúde.

Nossas Unidades

Copyright © 2022 Diagnostrata Clínica

Desenvolvido por Dvida Digital

×