É um recurso terapêutico que utiliza tradicionalmente agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Existem registros da utilização da acupuntura, por volta de 5 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC, ajudando a melhorar a imunidade, o tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.
O objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e sob orientação de um médico.
No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.
Trabalha o equilíbrio físico, emocional, psicológico e energético do paciente com o objetivo de prevenir doenças fortalecendo a saúde e melhorando a qualidade de vida. Além de ajudar com:
gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia;
sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes;
dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.
Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.
A medicina chinesa demonstra que que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso entre os extremos complementares de “Yin e “Yang” e da sua força de vida que flui através do corpo.
A acupuntura é compatível a qualquer tipo de tratamento convencional ou mesmo outra terapia.
As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.
A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças, tais como:
Dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
conjuntivite e catarata;
Sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
Dor de cabeça ou enxaqueca;
Excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;
Dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
Insônia e agitação.
Dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
Como rinite e asma
Induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão
A acupuntura, seja por meio de agulhas ou de outros métodos, é indicada para aliviar dores intensas (coluna, pernas, cabeça e rins, entre outros), como também para tratar as causas das doenças.
É feita com medidas de higiene e segurança, tradicionalmente com agulhas muito finas, estéreis e descartáveis
ou com métodos sem a utilização das agulhas que já existem há muitos anos.
Outras técnicas como moxaterapia e aurículoterapia são analisadas e usadas de acordo com cada paciente.
É indolor e muito segura!
Venha VIVER a EXPERIÊNCIA de transformar a sua dor em ALEGRIA de viver.
Copyright © 2022 Diagnostrata Clínica
Desenvolvido por Dvida Digital