O Baroscan é um equipamento de alta tecnologia chamado baropodômetro, que possui 4.096 sensores que captam os pontos de pressão sob a sola do pé. Com ele, você poderá identificar e entender de forma detalhada de onde vem as dores do seu paciente.
Através da Baropodometria Estática, identificamos a forma com que o pé se relaciona com o solo enquanto o indivíduo está parado, onde são coletados dados relacionados à distribuição da pressão plantar, posicionamento do centro de gravidade, classificação do tipo de pé, entre outros.
O baropodômetro estuda as pressões plantares estáticas e dinâmicas, com alta tecnologia. É uma plataforma com sensores, conectada a um computador que codifica imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico.
Quanto mais sensores, mais informação você terá nas avaliações. E quanto mais sensores a plataforma tem, mais informações eletrônicas terá para processar os dados.
Com o equipamento é possível entender melhor o diagnóstico, acompanhar a evolução do tratamento, evitar possíveis lesões, visualizar o antes e depois do tratamento e verificar:
O exame de baropodometria é feito por meio de um aparelho denominado baropodômetro, que consiste em uma plataforma recheada de sensores que capturam a pressão plantar do indivíduo e jogam essas informações para um software próprio e assim é possível extrair vários dados.
Para realizar o exame não é necessária nenhuma preparação física ou restrição alimentar, o exame é indolor e não há contraindicações, podendo ser realizado em qualquer pessoa, de criança a idosos.
As avaliações podem ser estáticas, dinâmicas ou até mesmo gestos esportivos, qualquer atividade que o objetivo seja avaliar as pressões plantares e/ou as oscilações do centro de pressão durante o exame podem ser realizadas.
A baropodometria é uma técnica de exame, informatizada, que permite avaliar a pressão plantar e descrever suas alterações (ANJOS, 2006).
Fornece uma documentação objetiva, considerada como o fundamento da avaliação científica para o tratamento das disfunções do sistema musculoesquelético, através da avaliação da distribuição da carga plantar, além de informações sobre a superfície dos pés, morfologia do passo, pressão média e máxima exercida sobre os pés, e tipo do pé: normal, cavo ou plano, sendo uma ferramenta importante para compreender as influências posturais sobre os pés e vice versa (OLIVEIRA et al., 1998; CHAMLIAN, 1999; CASTRO, 2007).
A pressão plantar é calculada pela relação entre força e superfície de apoio (ANJOS, 2006).
Venha VIVER a EXPERIÊNCIA de transformar a sua dor em ALEGRIA de viver.
Copyright © 2022 Diagnostrata Clínica
Desenvolvido por Dvida Digital